Bibliografia

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Livros

  • Craveirinha, José. (2009). O Folclore Moçambicano e suas tendências. Maputo: Alcance Editores.
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  • Junod, Henry Alexandre. (1946). Usos e costumes dos banto. Lourenço Marques: Imprensa Nacional.
  • Junod, Henri Alexandre. (1947). Usos e costumes dos banto: A vida de uma tribo sulafricana. Lourenço Marques: Imprensa Nacional.
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Artigos – Revista, Livros e Impressos

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Dissertações e Teses de Doutoramento

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  • Cuche, Timóteo. (2021). Moçambique em Portugal: Estudo Etnomusicologico sobre os músicos migrantes. [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro].
  • Filipe, Eleusio. D. P. V. (2012). “Where are the Mozambican Musicians?:” Music, Marrabenta, and Natiomnal Identity in Lourenço Marques, Mozambique, 1950s-1975 [Tese de Doutoramento, University of Minnesota] ProQuest. https://www.proquest.com/openview/960bd60c630c63d76802f60840247ab5/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
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  • Wane, Marílio. (2010). A Timbila Chopi: Construção de Identidade Étnica e Politica da Diversidade Cultural em Moçambique, 1934 - 2005. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia). Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15082

Monografias

  • Cardoso, Renato J. (2021). Escrita básica da secção rítmica dos tambores da dança Nyambaro. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
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  • Chaúque, Batista P. (2018). Transcrição para partitura e harmonização a quatro partes para vozes de três peças da música popular: Ku hanya a misaveni; Siku la 19 ka outubro; I Samora na tinhena, da autoria do gropo Boca de Chokwè. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Chirindza,   (2010). Exaltação de Samora Machel entre músicos jovens da cidade de Maputo. [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Comé, Angela A. (2019). O Pandza enquanto simbolo de identidade sócio-cultural. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Cuche, Timóteo. (2010). Transcrição e análise musical de obras de compositores Moçambicanos 1930 – 2010. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Culhe, Mundabaze D. (2018). Transcrição de obras de Xigubu. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Cumba, Rafael D. (2018). Perda de Identidade da Música sacra na Igreja Catolica em Moçambique: Caso da Paroquia Santa Ana da Munhuana de Maputo. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
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  • Lichuge, Eduardo. A (2005). O Percurso Histórico da Música Ligeira Popular Urbana da Cidade de Maputo 1975 à 2005. [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
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  • Macoo, Ozias Américo. (2021). Mbira inovada: Sistemas de captação electroacustica. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Mahumane, Lucrência G. (2019). O papel da música na prática da ginástica aeróbica: O caso dos praticantes jovens e adultos no Clube Desportivo da Matola. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Mahehlo, Júlio C. (2018). Análise das Condições acústicas nos Auditorios da Cidade de Maputo: Caso Centro Cultural Universitário (CCU) da Universidade Eduardo Mondlane. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Manica, Ilídio. (2010).  A  música  na  luta  de  libertação    Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Manhique, Jorge. (2010). O papel da música nos cultos das religiões de liturgia cristã e tradicional africana: O caso da igreja Zione na cidade de Maputo. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane.
  • Matavele, Patricio. M. (2017). Pirataria fonográfica em Moçambique (Caso da Cidade de Maputo – 2010 – 2014). Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Matosse, Carolina A. (2021). Zore e Nganda: Transcrição e Interpretação. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Matsinhe, Amelia. M. (2005). Música Popular e Identidade: Subsidios Para o Estudo da Identidade na Música de Fany M´Pfumo (1976-1986). Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
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  • Mwito, Juliana. (1996). A representação da mulher na canção feminina. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Nhamposse, Kátia. G. J. (2017). Paradas musicais em Moçambique: O Caso do Top Femenino (1991 – 2006). Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Ngoenha, Ismenia H. C. M. (2021). Reflexão sobre os mitos e ritos na Dança Nyau. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Salato, Hinoque O. J. (2019). Músicas tradicionais moçambicanas em extinção: O caso do género musical jiri praticado na provincia da Zambezia. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Sitoe, Pedro. (2010). Ritos e mitos nas Timbila. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Tauzene, Patricia. R. (2019). Exclusão de pessoas com deficiência visual, no curriculo do ensino superior de música em Moçambique: Estudo de caso, Escola de Comunicação e Artes (2015 – 2018). Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Tovele, Terêncio. A. (2018). Jazz Como Elemento de Hidratação na música moçambicana: Caso específico da Música de Ivan Mazuze e João Cabral. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Timane, João J. (2018). Interpretação de obras revolucionárias por um quarteto de saxofone. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Vilanculos, André. Z. (2018). Transcrição e cifragem de seis faixas musicais do álbum uniwukwele de Avelino Mondlane. Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].
  • Vilanculos, Daniel. E. (2019). Xigubu e seus contextos performativos: O caso do xigubu do grupo Unidos Venceremos de Matutuine (2015 – 2016). Maputo: [Tese de Licenciatura, Universidade Eduardo Mondlane].

Decretos, regulamentos, documentos oficiais

  • Ministério da Educação e Cultura. Direção Nacional de Cultura. Gabinete de organização do Festival Nacional da canção e música tradicional (1980) Música tradicional em Moçambique. Paulo Soares e Maria texeira Duarte (coords) . Maputo: Imprensa Nacional.
  • República de Moçambique. Ministério da Cultura. Gabinete central do VII festival nacional da cultura. Regulamento (2012) Nampula: “Capital da cultura moçambicana”. Cidade de Nampula, 29 de Julho a 3 de Agosto.
  • República de Moçambique. Ministério da Cultura. Gabinete central do VI festival nacionalda cultura. Regulamento. “Celebrando 2010: Ano internacional de aproximação de culturas”. Cidade de Chimoio, 27 de Julho a 1 de Agosto.
  • República de Moçambique. Ministério da Cultura. Direção Nacional da Cultura (2008) Coletânea da legislação cultural de Moçambique. Maputo.
  • República Portuguesa. Província de Moçambique. Distrito de Inhambane. Administração da circunscrição de Zavala (1958) Algumas canções chopes. Lisboa: Tipografia da Sociedade Industrial de Imprensa.

Aúdio e Vídeo

  • Tracey, Hugh. (2000). Forgotten Guitars from Mozambique. (CD). Tracey, Hugh. (1948). Chopi Musicians: their Music, Poetry and Instruments. London: Oxford University Press.
  • Carvalho, João Soeiro de. (1998). “Makwayela – Moçambique”. In A viagem dos sons, Tradisom.VS09 (CD).

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