Marrabenta

Marrabenta

O Portal da Música Moçambicana convida a todos interessados a contribuir com informação pertinente sobre músicos, bandas, instrumentos e géneros musicais que o façam pelo email info@portaldamusica.org.mz. Obrigado pela contribuição

Apresentação

Embora o seu nome e sua origem sejam controversos, a explicação mais comum é a de que teria nascido de um estilo muito usado por músicos nos bares suburbanos de Lourenço Marques na primeira metade do Século XX.

Seu nome terá derivado da palavra portuguesa “rebentar“, ou porque as cordas das violas partiam ou porque a música era de “arrebentar”. A Marrabenta tem como referências artistas da década de 1930 como Daiko, Fany Mpfumo e Dilon Ndjindji. Tornou-se muito popular na década de 1950 através de bandas como o Djambu, o Hulla-Hoope, o Harmonia ou o conjunto João Domingos. A popularidade da marrabenta atinge novo pico na década de 1980 com banda Orquestra Marrabenta Star de Moçambique e, mais tarde, através da banda Mabulu, misturando o estilo rap e marrabenta. Incorporou vários ritmos folclóricos, como Magika, Xingombela, Zukuta e talvez, também, a “Marrabi”, uma variante de “Makwayela”, muito rejeitada pelos intérpretes e executantes desta última, sendo também sujeita a influência ocidental.

Outras Informações


Parceiros