Ngalanga

Ngalanga

O Portal da Música Moçambicana convida a todos interessados a contribuir com informação pertinente sobre músicos, bandas, instrumentos e géneros musicais que o façam pelo email info@portaldamusica.org.mz. Obrigado pela contribuição

Apresentação

Ngalanga é uma dança originária do povo Chope, da região norte de Provincial de Gaza e sul da província Inhambane (Moçambique), que data das guerras constantes que os chopes travaram contra os Ngunis.

Tradicionalmente esta dança revelava um carácter acentuadamente social, constituindo um factor de relevo para a manutenção da unidade tribal e para a afirmação da comum lealdade dos seus membros ao respectivo chefe. Ngalanga é uma dança alegre e contagiante que muitas das vezes na sua exibição a moldura humana que se faz presente participa de forma espontânea comovido pelo ritmo e sequência dos passos que tem uma estreita ligação com o tambor que acompanha os solistas de dança. A música é acompanhada por três tambores: O Mutchinga (médio), um tambor com forma de pilão cuja entrada é coberta com uma pele. O Chiklulu (grave), um tambor maior coberto no topo por uma pele, sendo mais recentemente feito a partir de um tambor de Diesel. O Chindzomana (agudo), tambor pequeno com 30 cm de altura e um palmo de largura. Utiliza-se também a Mbila, Shodi e os chocalhos nos pés. A vestimenta de dança era, tradicionalmente, vestimentas guerreiras. A practica do Ngalanga tem, gradualmente, sofrido transformações na indumentária e coreografia de forma distinta em cada região. Dançada no passado somente por homens, passou a incluir mulheres sendo que os instrumentistas são homens.

Actualmente a dança Ngalanga faz parte do repertório das danças da maior parte dos grupos culturais da cidade de Maputo.

Outras Informações


Parceiros