Xigubo

Xigubo

O Portal da Música Moçambicana convida a todos interessados a contribuir com informação pertinente sobre músicos, bandas, instrumentos e géneros musicais que o façam pelo email info@portaldamusica.org.mz. Obrigado pela contribuição

Apresentação

Xigubo é uma dança tradicional moçambicana, sobretudo da região sul e particularmente nas regiões interiores de Gaza e Maputo. A dança é menos usual nas cidades e representa a resistência ao poder colonial.

Esta dança consiste no alinhamento de um determinado número de homens (dançarinos) em uma ou duas filas, devidamente adornados com objectos de fibras e peles nos braços e nas pernas, colares de sementes, entre outros signos, vestindo saiotes confeccionados com peles de animais, s quais se fazem acompanhar de um instrumento de defesa denominada xitlhango ou azagaia. Nas extremidades da fila feita pelos dançarinos, O XIGUBO é o nome do tambor membranofónico,um instrumento que pertence ao grupo dos tambores de percussão bi-membranofónico. Este instrumento tem uma existência secular e é muito usual na zona Sul de Moçambique e nos Países vizinhos (África do Sul e Essuatini). O significado da designação xigubo não está claro, mas as fontes orais apontam que o nome Xigubo está relacionado com o tamanho do instrumento que, normalmente, apresenta dimensões grandes ou, ainda, ao som potente que emite. Está ligado à dança guerreira executada pelos Nguni e suspeita-se que a sua origem se encontre na República da África do Sul, visto que o grupo etnolinguístico Nguni é originário desta região. Terá sido trazido para Moçambique pelos guerreiros Vanguni, quando estes se espalharam pelo Sul de Moçambique, nos princípios do século XIX. Era dançado para festejar as vitórias militares e também como forma de preparar os guerreiros, física e militarmente.

Outras Informações


Parceiros