Mutoriro

Mutoriro

  • Tipo de Instrumento
  • Aerofone
  • Designações Regionais
  • Mutoriro (Maputo, Gaza e Inhambane)
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
  • Cana de bambu
O Portal da Música Moçambicana convida a todos interessados a contribuir com informação pertinente sobre músicos, bandas, instrumentos e géneros musicais que o façam pelo email info@portaldamusica.org.mz. Obrigado pela contribuição

Apresentação

Mutoriro é um instrumento que pertence à categoria de aerofone do tipo flauta, em que o som é produzido através do sopro.

Este instrumento é constituído por uma cana de bambu fechada nas pontas e dotada de quatro orifícios, um dos quais junto à embocadura Para variar o som o tocador tapa e destapa os três buracos, calcando-os com os dedos. Este instrumento existe em grande número, principalmente nas zonas sul do País, onde há muita criação de gado, pois o Mutoriro é utilizado quase que exclusivamente por pastores para afastar a solidão. No entanto, nalgumas zonas do norte do País, também podemos encontrar este instrumento. O termo Mutoriro é utilizado na província de Manica, enquanto que em Tete, no distrito de Angónia é conhecido pelo nome de Tchitoliro. Noutros distritos desta última Província existe outra flauta com o nome de Xinonge, cuja única diferença é ter mais um furo. Nas Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane é conhecido respectivamente pelos nomes de Xitiringo, Mussenguere e Guitoliyo. É normalmente acompanhado de canções e eventualmente por mais flautas deste tipo.


Parceiros