Roberto Chitsondzo é professor, músico, compositor e intérprete. De nome completo Roberto Maximiano Chitsondzo, nasceu a 9 de Agosto de 1961, na Cidade João Belo (actual Xai-Xai), Província de Gaza. Como um peregrino buscando um lugar de auto-realização, chega a Maputo, depois de passar por diferentes províncias de Moçambique.
Em 1977 sob o convite de Alexandre Mazuze, Roberto Chitsondzo participa de vários espectáculos em colossais casas de música como corista em Maputo. Anos depois, grava as suas primeiras composições.
Em 1980, a sua música é eleita para abrir os programas da Rádio de Moçambique que tinham como objectivo falar do Recenseamento Geral da População. Este facto lhe permite gravar uma música na Rádio Moçambique acompanhado de uma banda.
Em 1984, acompanhado de Simião Mazuze e Pedro Langa, que nesse período integravam a banda Xigutsa Vuma, grava a sua música «Xizambiza» (Prémio Presença do Jornal Notícias).
Sob a mão de Pedro Langa entra na banda Ghorwane. Com Ghorwane ganha maturidade musical e chega ao apogeu com a gravação do disco Majurugenta (1993), Kudumba (1997) e Vana Va Ndota (2005). Ghorwane, com a sua musicalidade torna-se um azimute da Música Moçambicana no panorama do World Music.
Sem separar-se do Ghorwane, numa careira em nome próprio, como forma de indagar e experimentar outras estéticas musicais, faz combinações harmónicas onde a Música Religiosa se mescla com a Música Tradicional e o Pop.